Constelação Sistêmica Familiar

Compreenda a si mesmo e ajude as pessoas que você ama.

"Quem se alegra com os pais, se alegra com a vida." - Bert Hellinger

Constelação Sistêmica Familiar

Constelação Familiar é uma abordagem recente, fenomenológica, sistêmica, não empirista ou subjetiva, desenvolvida pelo filósofo alemão Bert Hellinger.

Bert Hellinger desenvolveu seu método, a partir de observações empíricas, como missionário católico na África do Sul. Estudou, a partir de então, psicanálise e diversas formas de psicoterapia familiar, os padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações.

Esse fenômeno, ainda muito pouco compreendido e explicado, já havia sido descrito anteriormente por Levy Moreno, criador do psicodrama. Algumas hipóteses têm sido levantadas também utilizando-se da teoria de evolução dos “campos morfogenéticos”, formulada pelo biólogo britânico Rupert Sheldrake e apoiando-se em conceitos da Física Quântica como, por exemplo, a não localidade.

De posse de detalhadas observações sobre tal fenômeno, Hellinger adquiriu experiência e, baseado ainda na técnica descrita por Eric Berne e aprimorada por sua seguidora Fanita English de “análise de histórias”, descobriu que muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligados a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar.

A constelação familiar, é um tipo de abordagem que parte do pressuposto de que todo ser humano pertence a um sistema, a uma família. É aplicada considerando os padrões familiares que se repetem ao logo de gerações, e como o indivíduo pode estar atuando mais em função da consciência familiar do que da própria.

LEIS DO AMOR
Tem como norte três ordens, as chamadas ordens do amor:

Hierarquia: é uma ordem cronológica, que coloca os pais antes que os filhos, o primeiro filho antes do segundo, e o amor entre pai e mãe antes do amor entre pais e filhos. Não se trata de definir um grau de importância, mas, sim, respeitar a ordem dos fatos.

Equilíbrio entre dar e receber: se pauta pela necessidade de haver equilíbrio em todas as relações, o que gera respeito e igualdade de condições.

Pertencimento a um clã familiar: todos os membros têm o direito e o dever de serem reconhecidos como pertencentes à família, para que o sistema seja justo e equilibrado. Isso se aplica também a quem morreu precocemente, a deficientes, a filhos abortados, adotados, etc.

A constelação familiar utiliza o fundamento de que determinadas ordens necessitam ser seguidas para que haja um equilíbrio familiar, e, desse modo, se construa a harmonia, e que cada membro ocupa o lugar que lhe corresponde.

COMO FUNCIONA A CONSTELAÇÃO FAMILIAR?
Na constelação familiar a pessoa expõe a situação ao TERAPEUTA OU FACILITADOR, como um problema com o filho, por exemplo. Então o profissional se centrará em informações importantes a respeito do entorno familiar, como doenças graves, mortes precoces, suicídios, casamentos, separações, número de irmãos e filhos, entre outros.

Em seguida, dentro de um grupo composto por outras pessoas, a pessoa precisa escolher alguns integrantes para que representem membros de sua família ou a ele mesmo. Os escolhidos são encaminhados a um ambiente de trabalho onde passam a representar o sentimento e o comportamento da pessoa dentro da família.

A ideia é que a pessoa consiga ver a própria situação representada diante de seus olhos. Porém, de uma forma que ultrapasse a ótica pessoal e chegue à análise do todo.

A partir das reações dos representantes, da conexão da pessoa com a família, o terapeuta busca conduzir os participantes a um ambiente de equilíbrio familiar. Busca ainda fazer com que a pessoa veja onde está o problema a ser tratado.

ATENDIMENTO INDIVIDUAL COM BONECOS
A técnica é a mesma, os resultados também são os mesmos, apenas muda a forma de representar. Ao invés das pessoas entrarem no campo, como acontece no grupo, aqui fazemos a leitura dos bonecos.

Uma constelação de figuras serve para revelar os emaranhamentos do cliente no seu sistema familiar e tornar os vínculos e as soluções claros. Isso permite ao indivíduo tomar uma posição apropriada na sua rede de relações, uma posição a partir da qual seja possível tomar, honrar e respeitar ambos os pais. Isso permite à pessoa deixar algo ou alguém ir com amor, ver quem tem de ser permitido ir em paz, e tomar de volta todos que tenham sido excluídos de uma forma apropriada no sistema e no coração do cliente.

As dinâmicas de vínculo e solução tem de se tornar claras pela constelação com bonecos, sem o apoio dos sentimentos e depoimentos dos representantes, pois as figuras não podem sentir ou falar. Fica a cargo do terapeuta, sentir e expressar os sentimentos que refletem as dinâmicas familiares presentes dentro do sistema.

É um trabalho de grande sensibilidade, responsabilidade, comprometimento e respeito. A sessão é marcada com antecedência e tem média de duração de 1 hora.

QUEM PODE RECORRER À CONSTELAÇÃO FAMILIAR?
A constelação familiar é conhecida como um método de “mudança de consciência”. Isso porque faz com que a pessoa deixe de se ver como uma vítima ou juiz em uma situação e passe a entender a responsabilidade de seus atos no processo, que podem causar danos. Ou seja, amplia a capacidade de interpretação e leitura do mundo ao redor.

É indicada para trabalhar as relações interpessoais, nos seus mais variados contextos, entendendo a pessoa como parte integrante de um grupo, tais como:

relações entre membros da família;
relações interpessoais em empresas;
relações no ambiente educacional;
relações em comunidades;
Relações em empresas;

INDICAÇÕES PARA PROBLEMAS FÍSICOS:
Depressão;
Síndrome do pânico;
Insônia;
Fibromialgia;
Dores físicas em geral;
Enxaqueca;
Déficit de atenção;
Ansiedade entre outras.

Na minha visão o objetivo da Constelação é trazer a LUZ para então o início de uma solução, a representação mostrar claramente o contexto em que as coisas estão, de que forma, como e quais as chances que você tem de transformar sua visão sobre elas e, assim, continuar sua jornada mais leve, livre e feliz.

Se você se interessou pelo assunto, deseja conhecer mais sobre, entre em contato comigo, esclareça suas dúvidas e se beneficie desta maravilha que está disponível para te ajudar.

Atendimentos presenciais e online.

A mudança está a caminho

Entre em contato utilizando o formulário abaixo. Retornaremos em breve.