Microfisioterapia

Sua história está registrada em seu corpo, agressões vividas ao longo da vida podem estar contribuindo para seus sintomas, doenças e comportamentos. A técnica visa olhar você como um todo, buscando identificar em seu corpo a causa estimulando a sua auto-cura.

Microfisioterapia

O QUE É A MICROFISIOTERAPIA
A microfisioterapia é uma técnica de terapia manual criada pelos franceses Daniel Grosjean e Patrice Bénine. Sua elaboração e formulação foram iniciadas na década de 80, baseando-se nos estudos de embriologia e também na filogênese. A técnica consiste em identificar os traços deixados por eventos ocorridos e não eliminados pelo organismo, que a posteriormente, manifestam-se de diversas formas. Acredita-se que cada evento, seja físico ou psicológico, deixe marcas no invólucro humano (corpo) que possam desencadear dores e doenças em outros órgãos.

O fisioterapeuta, através da micropalpação, procura no corpo do paciente o local onde foram instaladas as cicatrizes celulares (memórias), as quais provocaram os sintomas. Quando encontrados os “traumas”, estimula-se manualmente, com atos que simulam a agressão e desencadeiam o processo de auto-correção, restabelecendo as funções do organismo, eliminando as doenças e promovendo a saúde. O tratamento pode ser preventivo ou curativo, sendo realizado após uma agressão ou um evento de perturbação, no intuito de auxiliar o corpo a reagir e promover sua autocura. Isso tudo não se opõe à medicina de emergência (drogas, cirurgias, etc.). A microfisioterapia não causa uma ação direta no sintoma, como um remédio de emergência, mas sim em sua causa primária.

Atualmente cerca de 5.000 microfisioterapeutas atuam na Europa, a maioria na França e na Bélgica. No Brasil, a técnica começou a ser difundida em 2005, tratando-se de um curso de especialização para fisioterapeutas, com duração de dois anos.

QUAIS AS BASES DA MICROFISIOTERAPIA?
A Microfisioterapia tem como base científica a Embriologia. O cérebro, a pele e seus anexos vem da mesma origem embrionária, o ectoderma, o que explica a profunda relação entre eles. Sem percebermos, os sentimentos e as emoções que nos afetam são registrados pelo sistema nervoso em nosso corpo e permanecem influenciando nossa saúde quando não os tratamos. Considerando esses fatos, a Microfisioterapia promove o tratamento por meio de toques específicos sobre a pele, a fim de estimular o sistema nervoso a eliminar esses registros e restabelecer o equilíbrio físico e emocional. Esse processo tem como fundamento quatro princípios elementares: a autocura, a cicatriz patológica, a correção homeopática e a micropalpalção.

AUTOCURA
É a capacidade que o corpo tem de se curar de forma natural, como se possuísse uma inteligência inata e soubesse do que precisa para manter-se bem, com saúde. Existe uma força curativa dentro de nós que Hipócrates, o pai da medicina (460 a.C.), chamava de “fisis” e que a homeopatia e a naturopatia chamam de “energia vital” e os hindus chamam de “prana”. A autocura é movida por esta energia que faz com que a doença ou as anormalidades em nosso corpo sejam curadas.

CICATRIZ PATOLÓGICA
É o registro que se forma quando sofremos uma agressão muito forte ou quando se verifica uma deficiência no sistema imunológico. Trata-se de um vestígio da agressão no corpo que deforma a célula, deturpando sua função e provocando sintomas. Na região em que se forma a cicatriz ocorre a perda da energia vital. Os gestos do terapeuta são realizados sobre esse local, a fim de estimular o processo de autocura.

MICROPALPAÇÃO
As micropalpações são gestos feitos pelo terapeuta, sempre com as duas mãos em aproximação. A partir da sensação entre elas, o terapeuta detecta se há perda de vitalidade no tecido e identifica a memória (cicatriz) de uma eventual agressão. Efetuando essas micropalpações, ele informa ao corpo as agressões e desencadeia o processo de autocura.

COMO É A SESSÃO?
As sessões têm duração média de uma hora. O número de sessões varia de acordo com a queixa do paciente. De maneira geral, para uma determinada queixa, podem ser necessárias de três a quatro sessões.

A sessão de tratamento tem início com a avaliação das queixas e disfunções do paciente e, a partir daí o terapeuta vai realizar uma investigação micropalpatória nos diferentes tecidos do organismo, como tecido nervoso, muscular e visceral, através de uma sequência específica e organizada, definida por mapas desenvolvidos através de estudos com base na embriologia. Possibilitando detectar a causa responsável pelo sintoma relatado a partir da cicatriz patológica. Uma vez identificada e localizada a cicatriz, o terapeuta através de micromovimentos estimula o corpo a desencadear o processo de autocura, de maneira quase instantânea. Portanto o mecanismo de autocorreção é obtido desta maneira, tanto nos adultos, como nos bebês ou crianças.

É comum os sintomas físicos como desconforto intestinal, aumento da dor, febre, crise emocional ou sentimento de raiva por um ou dois dias. Isso acontece como sinal de liberação das memórias agressoras, o paciente deve então descansar e deixar o sistema imunológico trabalhar, com o mínimo de interferência medicamentosa possível, não esquecendo de beber muita água

INDICAÇÕES:
Alergias em geral;
Dores físicas (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias);
Traumas emocionais (perdas, abandonos, separações, etc.);
Fibromialgia;
Fobias;
Ansiedade;
Enxaquecas;
Depressão;
Distúrbio do sono;
Síndrome do pânico;
Problemas escolares;
Falta de atenção e concentração;
Hiperatividade;
Agressividade;

É indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou idade, portanto todos podem se beneficiar. A Microfisioterapia é uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos eventos. Não se opõe a Medicina ou a Fisioterapia, atuando de forma preventiva ou curativa.

BENEFÍCIOS DA MICROFISIOTERAPIA
Os benefícios proporcionados pela Microfisioterapia são muitos, entre eles:
Melhoria do estado emocional
Tratamento das dores
Estimulação do sistema Imunológico
Identificação da causa primária de um sintoma ou de uma doença
Promoção da saúde
Prevenção de doenças.

Se beneficie da promoção de saúde, além do equilíbrio entre corpo e mente, proporcionando a você uma melhor qualidade de vida. A sua história diz muito sobre quem você é, o que você vive.  Você é único o seu tratamento também deve ser.  

Agende sua consulta agora mesmo.

A mudança está a caminho

Entre em contato utilizando o formulário abaixo. Retornaremos em breve.